GEtna 0.6.0 (Betha) Liberado

Mesmo o gerador já estando disponível para uso a algum tempo eu queria finalizar algumas coisas antes de divulgar aqui no blog.

Para esse lançamento disponibilizamos alguns vídeos demonstrativos e um screencast dividido em 3 partes que exemplifica desde a instalação ate algumas funcionalidades presentes.

Instalação:

Por ser um plugin nos padrões Rails e não possuindo qualquer dependência com outra ferramenta, a não ser o próprio Rails, sua instalação se torna bem trivial. O GEtna pode ser instalado, basicamente, de duas maneiras via GIT e manualmente. A maneira mais recomendada de se obter o gerador é via GIT bastando apenas se localizar dentro da pasta vendor/plugin/ dentro da aplicação Rails. Caso esteja no local certo e com GIT instalado na máquina basta utilizar o comando do Comando 1, ou utilizando o comando de instalação de Plugin do Rails descrito no Comando 2 da raiz da aplicação.

Comando 1
git clone git://github.com/LuizCarvalho/getna.git
Comando 2
Script/plugin install git://github.com/LuizCarvalho/getna.git

Esse comando, efetuado via console, pega a última versão do gerador no servidor do Github e o copia para a pasta local. Esse procedimento é o suficiente para que o gerador esteja totalmente funcional e pronto para ser utilizado.
A segunda maneira de instalar o GEtna é via download a partir do website do projeto no Github (http://github.com/LuizCarvalho/getna). Após o acesso ao site é necessário baixar o arquivo compactado (zip ou tar). A Figura 1 possui um fragmento da página onde se localiza o botão de download do projeto.

Instalação Via WEb

Após o arquivo baixado ele necessita ser descompactado e, logo após, renomeado para “getna”. Como no procedimento de instalação anterior o gerador necessita ser posicionado em no diretório referente aos plugins no projeto (vendor/plugin). Ao final de todo esse procedimento o gerador está pronto para ser utilizado.

Agradecimentos:
Silvio Fernandes e a Galera do Rails-BR