Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)

Ubuntu Logo

Olá, estou animado por causa do lançamento da nova versão do Ubuntu que sai agora dia 30 de Outubro, por dois motivos vai ser minha primeira mudança de versão, sim começei a usar Ubunto na versão 8.04, e outra nesse pouco tempo de uso desse sistema ele se tornou meu SO preferido :). abaixo algumas das novidades dessa nova versão.

1°) Entre as novidades da nova versão da distro, encontramos um aperfeiçoamento na utilização e suporte para conexões 3G(claro que não era difícil, mas nada melhor que simplificar ainda mais o processo).

2°) Se você sempre pensou que poderia haver uma conta default para usuários hóspedes, agora sua idéia passará para o plano real. O novo Ubuntu criará usuários temporários(que por questões de segurança não terão acesso a nenhuma informação de outros usuários cadastrados no sistema nem acesso à escrita na máquina) para utilização de funções básicas e emergenciais no sistema.

3°) Outra coisa boa na próxima versão Ubuntu é um novo diretório privado(~ / Privado), o qual não será acessado por outros usuários (pois terá permissão chmod 700). E o que o torna melhor ainda: este diretório é criptografado!

4°) Sabe quando você atualiza todos os seus repositórios e sistema fazendo aquele upgrade que deixa vários pacotes “bagunçados”? Pois é, a nova versão do Ubuntu oferecerá um sistema de limpeza que lhe auxiliará quanto a esta “baguncinha” em seu sistema.

5°) Imagine que você demorou dias para convencer uma pessoa a usar o Ubuntu devido às vantagens trazidas e, justamente na hora de instalar você esqueceu o CD ou não pôde levá-lo devido ao tamanho! Agora o Ubuntu poderá ser instalado diretamente de um pendrive.

6°) Os desenvolvedores estão tentando acelerar cada vez mais o tempo de inicialização do sistema. Assim como nos mais novos KDE(que demoram poucos segundos para chegar a uma fase plenamente operacional), a versão GNOME do Ubuntu 8.10 tentará inicializar o mais rápido possível.

7°) O instalador do Ubuntu, que ainda não havia sido modificado desde a criação do sistema, finalmente será atualizado, recebendo um visual mais prático.

8°) Quanto ao “fontconfig” no qual temos de modificar manualmente o arquivo de configuração das fontes, trata-se de ser alterado. Um confortável GUI nos permitirá alterar as nossas configurações de fontes no GNOME. É especialmente útil quando muitos usuários trabalham em um computador.

9°) Finalmente foi criado um sistema de abas para o Nautilus. Agora poderemos criar divisões para facilitar nossa navegação nos arquivos.

10°) Foi implementada uma atualização no Synaptic a qual fará com que suas pesquisas retornem os resultados em um momento. Basta escrever o que você está procurando (por exemplo, “áudio”) e os resultados serão exibidos quase que instantâneamente(e você nem precisa pressionar a tecla Enter).

Algumas outras mudanças incluem: Softwares para RAID na BIOS / suporte ao FakeRAID , melhor suporte ao Flash, mais rápida instalação de DVD, integração do PackageKit(kit de pacotes) , uma melhor gestão de energia, correção ortográfica e de melhorias na estrutura menu.

Além das mudanças citadas, há outras que poderão ser adquiridas no site e no fórum do Ubuntu, mas das mudanças anunciadas, as que citei acima certamente farão grande diferença aos já adeptos do sistema.

Desejando mais informações, acesse http://ubuntuforums.org/

Post Retirado de: http://www.zoomdigital.org/2008/09/07/ubuntu_810/