Como posso ter certeza de que meu aplicativo Android funciona corretamente em todos os dispositivos

 

Como todos sabem é extremamente importante ter um aplicativo que funcione em todos os dispositivos sem que você tenha que testa-los em cada um (são mais de 800 dispositivos oficiais. O Android é dividido em classes, então basta que você tenha em sua empresa ou na sua casa , caso de desenvolvedores particulares, um aparelho que seja representativo de cada classe.

 

O que se recomenda é que você possua um aparelho que tenha cara de telefone (tela normal) , um dispositivo com uma cara pequena e com certeza um tablet. Com esses três tipos de aparelho você com certeza vai ter uma ideia bem ampla de como seus aplicativos vão se comportar em cada aparelho.

 

Outro fator importantíssimo é o feedback dos usuários no Google Play, nenhum aplicativo de sucesso pode ignorar seus usuários, então fique constantemente monitorando que tipo de usuário você tem, quais aparelhos eles estão usando o que eles estão comentando, etc. Com isso você vai notar que a maioria de seus usuários utilizam um determinado aplicativo ou outro.

 

O interessante é sempre priorizar no desenvolvimento aqueles aparelhos que seus usuários estão utilizando, mas tome muito cuidado, que muitas vezes seus usuários não estão utilizando seu aplicativo nos aparelhos porque ele não funciona neste determinado aparelho.
Outra opção é utilizar o emulador, ele pode ser utilizado com diversas configurações que podem ser utilizadas como parâmetros para desenvolvimento de diversos aplicativos.

 

Texto Adaptado do video  de
Bruno Oliveira - Google Developer Relations
durante a Android Developer Office Hours do Brasil