Chatbot produzido em Palmas é selecionado para o Inovativa Brasil

Das startups selecionadas para a 1ª etapa, apenas duas são do estado do Tocantins

Banner Parlo no Inovativa

O projeto Parlo, que é um Chatbot produzido por uma startup de Palmas, Tocantins, foi selecionado para o Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração brasileiro. As escolhas dos projetos passam por duas etapas, na primeira foram inscritas 926 propostas e a Startup Parlo ficou entre as 255 com maior potencial inovador do Brasil. Nessa fase as startups recebem cursos e mentorias, no final são avaliadas três dimensões: Proposta de valor, Validação da proposta de valor e Estratégia de vendas. Após essa avaliação apenas 125 propostas poderão passar para a segunda etapa.

Os finalistas selecionados para a segunda devem participar de alguns cursos da Inovativa Brasil e passarão por avaliação de possíveis investidores e apoiadores, no qual as startups de destaque, que possuam interesse e condições de atuarem no exterior, poderão receber apoio para internacionalização além de acesso a diversos recursos fornecidos por parceiros.

Para Luiz Carvalho, co-fundador e desenvolvedor do chatbot, ter sido selecionado pelo programa Inovativa Brasil é sinônimo de conquista e também de responsabilidade. "Ter nosso projeto selecionado em um programa desse porte é uma grande conquista e uma grande responsabilidade. Vamos aproveitar esse momento para acelerar o crescimento de nosso produto e buscar investimentos, que é o maior objetivo do programa", destacou.

Daiane Santana, co-fundadora e idealizadora da startup, compartilha do mesmo sentimento e afirma que pretende aperfeiçoar ainda mais o trabalho. "Ter sido selecionada no Inovativa foi sensacional, corroborou com que já imaginávamos, que a ideia era boa e que valia muito a pena colocar em prática e aperfeiçoar cada vez mais. Para ser bem sincera, às vezes parece que a ficha não caiu. Feliz demais.", pontuou a empreendedora.

Como funciona o Parlo

Parlo é um chatbot de interação, isto é, um chatbot com softwares que rodam dentro de um aplicativo de troca de mensagem. O contato pode ser entre usuários com estabelecimentos (comerciais, bares, restaurantes, etc.) e entre usuários com usuários que estão no mesmo ambiente físico. O navegante também pode compartilhar algumas informações para outras redes sociais, para divulgar promoções e ações do estabelecimento que está inserido no Parlo, por exemplo.

Além das funcionalidades de comunicação por meio de chat, os usuários podem ter acesso ao cardápio do estabelecimento, bem como as promoções do dia/semana, programação do ambiente e ter acesso direto com o gerente do local, por meio de um link que é disponibilizado na ferramenta. O objetivo é que as pessoas possam se conhecer e ter uma relação amigável com o estabelecimento, sem a necessidade de fazer nenhum download de aplicativo, já que o chatbot é utilizado pelo próprio Messenger do Facebook.

Apesar de o chatbot possuir pouco tempo no mercado, menos de um mês de funcionamento, e estar em fase experimental, já teve um total de 629 mensagens recebidas e cerca de 100 usuários ativos. Percebendo o potencial da ferramenta, os idealizadores estão começando a apresentar o projeto para outros empreendimentos da capital e analisando a expansão para outros Estados.

Bateu curiosidade sobre a ferramenta? Então acesse o link ( m.me/parlochat) e conheça melhor as possibilidades do chatbot tocantinense.

Inovativa Brasil

No dia 07 de agosto foi divulgada a lista de aprovados da 1° etapa do ciclo 2017/2 do Inovativa Brasil, que é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).