Migração do blog do RedRails de Wordpress para Github Pages
TL;DR
Exportação:
https://YOUR-USER-NAME.wordpress.com/wp-admin/export.php
Importação:
Introdução
Eu vinha tendo muitos problemas com Wordpress nos últimos tempos, ataques e mais ataques. Não lembro de todos pois o blog existe a mais de 8 anos, o último ataque, de alguma forma (um plugin talvez), começou a redirecionar todo e qualquer acesso ao site para uma página de scam desabilitei todos os plugins e voltei para o tema padrão do Wordpress e não resolveu.
Há algum tempo eu vinha buscando uma alternativa mais flexível para migrar o blog do RedRails e como já tinha criado o luizcarvalho.com no Github Pages achei que poderia ser uma boa solução, mesmo imaginando que daria muito trabalho fazer toda essa importação, estava completamente enganado.
Ambas plataformas fornecem recursos muito interessantes para a migração (tanto o Wordpress para exportação, quando o Jekyll para importação de blogs como o Wordpress). Bastou uma pesquisa rápida e já encontramos a documentação do próprio Jekyll mostrando como realizar o procedimento.
Exportação
Entre em seu Admin do Wordpress -> Configurações -> Exportar
ou diretamente em https://YOUR-USER-NAME.wordpress.com/wp-admin/export.php
. A documentação é aplicada a blogs hospedados no Wordpress.com, mas pode ser aplicado também aos Wordpress.org.
Importação
Depois de exportar seus posts em formato XML
, vamos transformar isso em algo que o Jekyll possa utilizar. Para isso precisaremos de uma gem chamada jekyll-import
.
gem install jekyll-import
Então basta rodar o seguinte comando ou criar um script
com ele (lembrando de colocar o require "jekyll-import"
dentro do arquivo)
Atenção com o nome do arquivo XML: Verifique o nome que foi exportado pelo seu Wordpress e altere seu script, caso seja necessário.
Resultado
Bom o processo de conversão dos posts, identifica as imagens dentro de cada post e faz o download do arquivo dentro da pasta assets_folder
que você definir em seu script e o endereço é alterado para a nova localização. Uma coisa que pode dar um pouco de trabalho pra você é que o texto dos posts continuam em HTML
para tentar manter o máximo da formatação antiga, mas como muita coisa de seus estilos pode ter ficado do Wordpress é uma boa você dar uma olhada post a post para dar um tapa na formatação dos textos.
Para o layout utilizamos o template do exflow que também foi feito com Jekyll e está hospedado no Github Pages. Ainda estamos nesse processo de corrigir alguns posts que não ficaram bem formatados ou trouxeram muitas formatações desnecessárias.